Documento sem título
MANCHAS E MELASMAS

Há várias causas para o surgimento de manchas ou melasmas, seja por alterações hormonais, pela idade, por doenças ou  exposição solar freqüente e sem proteção. São vários tipos de manchas na pele; cada uma tem sua forma, origem e tratamento específico.
As manchas causadas pelo sol normalmente são visíveis nas áreas mais expostas como face, decote, braços e dorso de mãos.
O melasma é um distúrbio de pigmentação da pele (uma conseqüência do aumento de melanina), caracterizado por manchas de cor marrom-claras a escuras que surgem, predominantemente, em áreas do rosto (maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior e têmporas) expostas ao sol, podendo surgir também no antebraço.
Existem várias causas para o surgimento do melasma: o fator genético, alterações hormonais (gravidez, uso de anticoncepcionais), radiação solar e outras fontes de calor.
O melasma não causa nenhum problema ao organismo do indivíduo acometido, interfere apenas na estética do paciente.
Os tratamentos mais indicados são produtos despigmentantes,  associados ou não com ácidos, peelings químico, e alguns lasers como Spectra®, CO2 Fracionado® e Ethérea®.

 



Dermatologia Clínica e Cirúrgica Cosmiatria e Laser


Dra. Lana Bezerra
é efetiva na Sociedade Brasileira de Dermatologia


Acesse nossas redes sociais

Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma idéia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Atenção, todas as imagens usadas nesse site são meramente ilustrativas.